https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/issue/feed Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos 2023-08-30T00:00:00+00:00 Coordenadoria de Pesquisa e Inovação cpi.gru@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos (EXATECCA) - ISSN 2764-8443 -</strong> é uma publicação realizada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Guarulhos. Ela tem como objetivo apresentar os trabalhos científicos submetidos e aprovados para apresentação no evento. Podem submeter à EXATECCA, nos prazos de submissão definidos e divulgados a cada ano, estudantes e orientadores das séries finais do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Médio Técnico, Superior ou Pós-Graduação. Os Anais da EXATECCA são publicados após o evento e têm periodicidade anual.</p> <p>A EXATECCA é organizada por estudantes e servidores do Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos e foi criada com o intuito de divulgar para a comunidade (tanto interna quanto externa) o que fazemos na nossa instituição, assim como dar espaço para que estudantes e cidadãos do nosso município e de muitos outros possam divulgar o que fazem, sejam trabalhos científicos, artísticos, educativos, etc.<br /><br /><a href="https://forms.gle/P6YxzmHNFwG75bR76" target="_blank" rel="noopener"><strong>INSCRIÇÕES PARA AVALIADORES(AS)</strong></a></p> <p><a href="https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/about/submissions"><strong>SUBMETA SEU PROJETO!</strong></a></p> https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/149 Abandono Animal: Ferramenta Online de Escolha Responsável de Animais 2023-05-19T23:22:07+00:00 João Victor da Silva Pereira joao.pereira170505@gmail.com Leonam Alves Oliveira Mendonça leonam.o@aluno.ifsp.edu.br Aline Binato Neufeld aline.binato@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Nosso projeto consiste no desenvolvimento de&nbsp; uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar o animal de estimação perfeito para elas. Por meio de recursos como informações sobre diferentes raças de animais, avaliações de personalidade e cuidados básicos, nosso site visa apoiar os adotantes na escolha do pet mais adequado ao seu estilo de vida e necessidades. Acreditamos que essa ferramenta pode contribuir para a redução do número de animais abandonados e proporcionar uma convivência mais feliz e saudável entre as pessoas e seus animais de estimação. Além disso, a nossa ferramenta pode auxiliar as instituições de adoção de animais, oferecendo maior visibilidade e possibilidade de adoção dos animais disponíveis. Com essa iniciativa, esperamos ajudar a tornar o processo de adoção mais acessível, fácil e eficiente para todos os envolvidos.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/158 Obstáculos que impedem a assistência funcional da saúde pública no nível de atenção primária: 2023-05-13T01:37:17+00:00 Anna Luísa Gonçalves Almeida anna.luisa@aluno.ifsp.edu.br Vitória Aires da Silva aires.vitoria@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O Sistema Único de Saúde (SUS) é um serviço público de saúde, criado em 1988, que tem como objetivo oferecer serviços de baixa, média e alta complexidade para promover a equidade dos cidadãos brasileiros. Apesar de ser o único serviço gratuito de saúde em um país com mais de 200 milhões de pessoas, ainda enfrenta problemas de coordenação e gestão. Nossa pesquisa, realizada por meio de um formulário, indicou que a má administração dos recursos, as filas de espera e o atendimento são os principais problemas apontados pelos usuários insatisfeitos. Em Guarulhos, o plano de saúde guarulhense é responsável por gerenciar a saúde municipal, integrando as ações e serviços de saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é a principal forma de atendimento da população brasileira. Segundo dados levantados pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde em 2020, 46,8% dos brasileiros recorrem a essas unidades como destino primário. O estudo do aplicativo Conecte SUS sugere a constante melhoria da plataforma para eficiência e eficácia nos serviços de saúde, nesse contexto, visamos desenvolver um software de agendamento e lembretes para minimizar atrasos no atendimento e substituir o sistema de distribuição de senhas. O aplicativo integraria informações básicas do Sistema Único de Saúde e permitiria o acompanhamento de resultados de exames, orientações de saúde, campanhas de vacinação, agendamento de medicamentos, notícias e feedbacks sobre a saúde do usuário. O aplicativo contaria com recursos como o reconhecimento facial ou digital para tornar o processo de login simples e intuitivo, além de possuir capacidade para funcionar offline. A constante melhoria da plataforma é essencial para garantir a eficácia nos serviços de saúde e evitar problemas na gestão de dados e coordenação dos serviços.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/163 Inclusão dos estudantes surdos no IFSP - Câmpus Guarulhos 2023-05-22T22:15:29+00:00 Maria Eduarda Malaquias dos Santos malaquias.eduarda@aluno.ifsp.edu.br Polina de Couto Ramos couto.p@aluno.ifsp.edu.br Maly Magalhães Freitas malymfreitas@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade da inclusão educacional dos estudantes surdos, a qual é um assunto frequentemente debatido. Com base na observação do cenário atual, verifica-se que a inclusão dos surdos nas escolas regulares ainda representa um grande desafio para os educadores e profissionais da educação especial. Em conformidade com o escopo deste projeto de pesquisa, destaca-se a extrema necessidade da inclusão dos surdos nas escolas regulares, considerando que, muitas vezes, eles se encontram em defasagem educacional, em razão da falta de adequação das escolas às normas de acessibilidade. Nesse sentido, propõe-se o desenvolvimento de um website que apresente de forma clara e objetiva se o câmpus Guarulhos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está apto a oferecer uma educação inclusiva para os estudantes surdos.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/115 A dislexia como um fator dificultante na formação do sujeito leitor 2023-05-19T23:19:25+00:00 Beatriz Nogueira beatriz.nogueira@aluno.ifsp.edu.br Geovanna Christiny De Oliveira geovanna.christiny@aluno.ifsp.edu.br Gema Galgani Rodrigues Bezerra gemagalgani@ifsp.edu.br Alexandra Aparecida de Souza alexandra.souza@ifsp.edu.br <p>Na classificação de transtornos específicos de aprendizado, a dislexia está incluída como um dos mais frequentes. O presente plano de pesquisa se propõe a expor as dificuldades encontradas pelos disléxicos em seus processos de aprendizagem – em especial, da leitura - bem como a razão pela qual ela supostamente seria causada, as consequências e formas de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento do sujeito leitor. Complementarmente, discorre-se sobre o cenário dos dados de leitores no Brasil e a importância da leitura, pensando no contexto do distúrbio que está sendo pesquisado, para, assim, ficar clara a relevância de se estudar o assunto e, também, identificar de que forma a dislexia prejudica a formação leitora. O método de pesquisa adotado é a pesquisa bibliográfica, em que produções sobre o tema em questão serão acessadas, analisadas e sintetizadas para elaborar um material teórico. Com a metodologia, visa-se atingir o objetivo geral, que é compreender a dislexia como um fator dificultante na formação do sujeito leitor, procurando identificar e conhecer aspectos do objeto de estudo para desenvolver um jogo para web que funcione como ferramenta didática de auxílio aos disléxicos. Por fim, as considerações finais apresentam as possíveis limitações e expectativas sobre o futuro do projeto.</p> <p><br><br></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/121 Conservação de energia: uso de energias renováveis 2023-05-22T23:51:31+00:00 Raphael de Moraes Pereira Bem raphampbem@gmail.com Rayssa da Silva Gondim r.gondim@aluno.ifsp.edu.br Renan Lopes dos Reis Rodrigues renan.lopes@aluno.ifsp.edu.br Vitor Gabriel da Silva e Silva vitor.gabriel1@aluno.isp.edu.br Vitória Ancelmo Lima vitoria.ancelmo@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br Marcelo Kenji Shibuya marcelo.shibuya@ifsp.edu.br <p>Este estudo foi voltado ao uso de energia renovável (fotovoltaica), já que a energia elétrica é prejudicial ao meio ambiente, ajudando no efeito estufa. Foi desenvolvido um projeto que tende fazer um carregamento de um dispositivo móvel, através de placas solares, por uma mochila que o carregará, assim carregando em qualquer lugar que estiver, ajudando trabalhadores que utilizam seu dispositivo móvel nas ruas. A partir da análise e pesquisas de dados, foi achado os componentes apropriados para o desenvolvimento do projeto. No ano anterior, foi feita a montagem de um protótipo com uma placa solar de 1,5W e 12V, sendo utilizado um regulador de tensão de 5V, o carregamento foi lento,<br />mas o objetivo do ano e do projeto teriam sido “alcançados”. Sendo assim, a ideia melhor para esse ano, seria modificar algumas coisas do projeto. Neste ano, será utilizado o uso de um power bank de 20000 mAh, e três placas solares de 3W cada, para um carregamento melhor e mais rápido. E também, o uso do arduino para enviar uma mensagem para o celular quando o power bank estiver totalmente carregado.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/129 Como o acesso à informação pode melhorar a entrada de pessoas no mercado cripto 2023-05-22T22:14:46+00:00 Fillip Mangia fillipgms@gmail.com Pedro Hipólito hipolito.pedro@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Cada ano que passa a tecnologia avança mais e, por diversos fatores, algumas pessoas sentem dificuldade para acompanhar esse processo. Um exemplo disso é que, segundo uma pesquisa feita pela Toluna, noticiada pelo Jornal Exame, 48% dos entrevistados nunca investiram em criptomoedas por falta de conhecimento. Uma das maiores razões disso é a dificuldade de encontrar informações confiáveis e de qualidade sobre o assunto. Nosso objetivo é tornar mais acessível as informações da área, sendo elas tanto para pessoas inexperientes quanto para quem já tem mais conhecimento. Nossa pesquisa envolverá fazer estudos bibliográficos, entrevistas e pesquisa de opinião para que, assim, possamos saber quais informações priorizar e como difundi-las, de modo a tornar mais segura a entrada nesse mercado.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/153 Como as fake news sobre os políticos por trás da seleção brasileira influenciaram na Copa do Mundo do Brasil em 2014 2023-05-13T02:06:01+00:00 Barbara Magalhães Fodra fodra.barbara@aluno.ifsp.edu.br Ian Abacherli Nava da Silva ian.s@aluno.ifsp.edu.br Leticia da Silva Santos Mariano l.mariano@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp; &nbsp; O projeto tem como cenário principal a copa do mundo de 2014, mostrando como as </span><em><span style="font-weight: 400;">fake News </span></em><span style="font-weight: 400;">são espalhadas nos anos de copa do mundo que coincidem com o ano da eleição para Presidente da República no Brasil.&nbsp; O intuito desse projeto é criar um aplicativo, onde as pessoas possam colocar informações que não tenham certeza se são verdadeiras. E assim por trás do aplicativo analisar e receber o retorno sobre se há ou não veracidade na notícia, porém, tendo um prazo mínimo de espera pelo aplicativo.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp; &nbsp; Um dos maiores motivos de termos acoplado a política, foi por conta que no ano de 2022, observamos a grande quantidade de notícias falsas que circularam em relação à política, copa do mundo. E é notável que a falta de informação prejudica muito a sociedade brasileira. Tendo o compartilhamento de notícias falsas, principalmente em redes sociais.&nbsp; Algumas notícias são em partes verdadeiras, porém de compartilhamento em compartilhamento vão se adicionando mais elementos tornando-a parcialmente falsa, é como se fosse um telefone sem fio.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp; &nbsp; </span><span style="font-weight: 400;">O projeto tem o objetivo de fazer com que as pessoas tenham mais cuidado com as redes sociais e compartilhamentos, e que busquem saber se a notícia realmente aconteceu como descrito, pois muitas vezes as notícias verdadeiras são “aumentadas”.&nbsp;</span></p> <p>&nbsp;</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/159 A narrativa do racismo através da mídia e das redes sociais 2023-05-19T23:25:24+00:00 Bianca Marques Rodrigues marques.bianca@aluno.ifsp.edu.br Gustavo Pequeno gustavo.pequeno@aluno.ifsp.edu.br Rebeca Barossi r.barossi@aluno.ifsp.edu.br Rodrigo Aparecido de Godoi rodrigo.godoi@ifsp.edu.br Rita de Cássia Moreno Barbosa rita.barbosa@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este projeto de pesquisa analisa como a tecnologia e as redes sociais criaram um ambiente virtual com anonimato, em que as pessoas não abandonam seus preconceitos e crenças. Isso levou à naturalização da exposição de ideias discriminatórias nas redes sociais, permitindo a criação de grupos que compartilham ideias em comum. Embora existam leis que punam o racismo, a sensação de impunidade e a dificuldade em identificar e punir os responsáveis tornam a questão mais complexa no mundo virtual. O principal objetivo desse projeto é desenvolver uma extensão de navegador que detecte e bloqueie linguagem racista nas plataformas digitais, promovendo uma cultura de respeito e inclusão online. A falta de fiscalização dentro dos sites e aplicativos de comunicação é um problema identificado e uma estratégia de divulgação e conscientização também é necessária para incentivar o uso da extensão. A pesquisa sugere que o uso da lei e uma melhor educação sobre o racismo podem ser caminhos viáveis para a diminuição de casos de racismo na Internet. As etapas iniciais da pesquisa foram concluídas com sucesso, incluindo uma análise das principais causas do racismo nas redes sociais e a eficácia dos algoritmos de inteligência artificial para detectar e barrar conteúdos discriminatórios. Até o momento, não há resultados concretos, mas a equipe continua trabalhando no desenvolvimento do protótipo e na realização de testes para avaliar sua eficácia. A extensão visa combater o racismo nas redes sociais preenchendo as lacunas que os algoritmos das plataformas de mídia social podem ter na detecção de discurso de ódio, fornecendo aos usuários uma ferramenta adicional para evitar conteúdo ofensivo.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/164 Autie: aplicativo de suporte para mulheres autistas 2023-05-13T01:30:11+00:00 Leticia Pires Ribeiro ribeiro.pires@aluno.ifsp.edu.br Isadora Ribeiro Vital isadora.vital@aluno.ifsp.edu.br Anna Beatriz da Silva Gavinho anna.gavinho@aluno.ifsp.edu.br Vera Lúcia da Silva verals@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Mulheres autistas são de muitas maneiras negligenciadas pela sociedade e encontram-se invisíveis e desamparadas na atualidade. Um dos motivos e consequências desse fato é que o diagnóstico, feminino é, em geral, menos frequente, pois normalmente elas apresentam características esperadas pelos estereótipos de feminilidade, como timidez e introspecção. Além disso, mulheres autistas são mais suscetíveis a entrar em relacionamentos abusivos, uma vez que têm dificuldade de entender normas sociais, como sarcasmo e ironia. Para solucionar esse impasse, Autie foi desenvolvido com o objetivo de dar suporte a autistas de nível de suporte 1 e 2, principalmente mulheres, providenciando mais autonomia e segurança a eles, além de aumentar a visibilidade dessa comunidade dentro da sociedade. O aplicativo inclui alarmes; desenhos roteirizados; uma tela de SOS crise; SOS violência; direito dos autistas; comunidade no Discord, para troca de experiências; e personagens ilustrados que auxiliam no uso do aplicativo. As funções do aplicativo foram implementadas a partir da opinião de psicólogos, da comunidade Autista e de um questionário online no </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Forms</span></em><span style="font-weight: 400;">, em que 94,3% dos participantes responderam que usariam o aplicativo. Ele foi desenvolvido na plataforma Thunkable, utilizando as bases de dados do Firebase e Airtable. Como resultado, todas as funções propostas foram realizadas e devidamente programadas, totalizando quatorze telas. O aplicativo cativou ONGs e instituições sociais voltadas ao autismo através de reuniões para compartilhamento de ideias, com o objetivo de melhorá-lo, conseguindo apoio para sua futura inserção no mercado. Por fim, Autie é um aplicativo de grande potencial e, para aperfeiçoá-lo, pretende-se mudar a linguagem de programação para JavaScript, que oferece mais funcionalidades para acrescentar novos recursos. Ademais, o aplicativo visa a parceria com representantes de seu público-alvo, bem como com patrocinadores para expandir seu alcance na sociedade.&nbsp;</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/116 Estudo da viabilidade econômica da utilização do biogás gerado no aterro sanitário de Guarulhos 2023-05-19T23:17:40+00:00 Mateus de Oliveira Narciso mateus.n@aluno.ifsp.edu.br João Alves Pacheco joao.pacheco@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A energia é um combustível indispensável para o desenvolvimento econômico e para o estilo social moderno, entretanto, a produção de energia e o desenvolvimento social podem ter grandes impactos e causar danos ao meio ambiente. Diante disso, nascem preocupações ambientais acerca de questões relacionadas ao aquecimento global, descarte de resíduos sólidos e a manutenção da geração de gases de efeito estufa. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da viabilidade econômica da utilização do biogás gerado no Aterro Sanitário de Guarulhos a partir de algumas informações sobre o aterro e com a&nbsp; utilização de algumas ferramentas, tais como o IPCC Protocol e LandGem.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/122 Monitoramento de desmatamento por drone: transformando tecnologia de ponta em acessibilidade ambiental 2023-05-22T21:17:19+00:00 Ana Clara Oliveira da Silva Santos clara.oliveira1@aluno.ifsp.edu.br Danylo Alves de Menezes danylo.alves@aluno.ifsp.edu.br Evelyn Campos Regis evelyn.campos@aluno.ifsp.edu.br Humberto Dalboni Pontes humberto.dalboni@aluno.ifsp.edu.br Isabel Thalyta dos Santos Repelle i.repele@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este projeto aborda o uso de drones e pesquisas técnico-científicas na preservação ambiental, visando solucionar adversidades enfrentadas por órgãos que gerenciam a devastação. As causas frequentes do desmatamento ilegal incluem alterações climáticas e conflitos em terras indígenas. O projeto inclui drone, Action Camera, Gimbal, Raspberry, bateria de Li-Po, conversor e Filezilla. O drone é o principal meio de locomoção dos outros componentes, incluindo o Gimbal que permite a utilização de qualquer tipo de Action Camera para capturar imagens. As imagens são enviadas ao Raspberry, que encaminha para um computador via Filezilla. Os componentes foram escolhidos criteriosamente e passaram por diversas alterações para garantir o melhor desempenho. A fase de desenvolvimento incluiu a exploração de alternativas que poderiam atender aos objetivos estruturados por meio de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, tais como levantamentos topográficos, coleta de dados, análise quantitativa e qualitativa de pesquisa e armazenagem de dados.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/126 Monitoramento e controle da qualidade da água 2023-05-12T01:24:29+00:00 Adrielly Moraes adrielly.moraes@aluno.ifsp.edu.br Arthur Sacramento o.mendes@aluno.ifsp.edu.br Caique Meneses caique.meneses@aluno.ifsp.edu.br Carolina Severino bergcarolina8@gmail.com Ítallo Santos itallo.kaue@aluno.ifsp.edu.br Jailson Junior jailson.junior@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br Gema Galgani Rodrigues Bezerra gemagalgani@ifsp.edu.br André de Oliveira Guerrero andre.guerrero@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O projeto foi pensado visando à implementação de um protótipo que monitore e controle o pH, em lugares onde a água potável não chega de modo ideal para as populações mais necessitadas. A ingestão de água com pH ácido (menor que 4) favorece o crescimento e multiplicação de bactérias, vírus e fungos, pois causa redução na imunidade e aumenta a velocidade com que nossas células se desgastam e envelhecem. Em situações mais graves o desequilíbrio no pH do organismo pode interromper totalmente as funções das células do corpo. Então, nosso projeto pretende automatizar o controle de pH em cisternas, para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. O protótipo é composto por um Microcontrolador programado para receber o nível de pH através de um sensor, conectado e inserido em uma cisterna, vão ser responsáveis por averiguar o nível de pH na água. Assim, se o pH estiver fora do recomendado, um dispositivo vai ser acionado automaticamente para regular o nível de pH por meio de produtos químicos próprios para essa finalidade.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/139 Acessibilidade e usabilidade para a comunidade surda: um estudo voltado para o site do IFSP-GRU 2023-05-13T01:58:15+00:00 Camila do Nascimento Gomes camila.gomes@aluno.ifsp.edu.br Luana Felix Smid de Campos luana.smid@aluno.ifsp.edu.br Samara Kelen Horácio da Silva. Samara.kelen@aluno.ifsp.edu.br Maly de Freitas Magalhães malymfreitas@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem o intuito de explorar e achar possíveis soluções para acessibilidade e usabilidade em sites para comunidade surda. Conforme será abordado neste plano de pesquisa, ocorrerá a exposição de problemas que o usuário surdo tem para navegar pela web, utilizando o site do Instituto Federal de São Paulo - Guarulhos como objeto de estudo para a falta de acessibilidade para este grupo. Nos assuntos abordados, é identificado que IFSP-GRU tem todos os materiais e recursos para fazer os ajustes necessários que melhorem a experiência do surdo, porém usam uma plataforma chamada VLibras para fazer a tradução, a problemática é que não é uma tradução&nbsp; funcional para estas pessoas, já que o avatar da plataforma faz o "português sinalizado", sendo que a Libras tem sua própria gramática. Em síntese, será exposto à importância dos surdos terem o acesso adequado na Internet e defender a ideia de que a inclusão deve estar no meio digital e não só nos espaços físicos, mostrando como os IFs (Institutos Federais) podem até possuir estrutura física para acolher esse público, mas as informações de seus sites excluem o usuário da possibilidade de ingresso na instituição, pois o processo seletivo ocorre em suas plataformas, desde a publicação do edital até o resultado da lista de aprovados.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/142 Projeto VirtuEyes: Miopia infantil associada ao uso excessivo de telas 2023-05-13T01:55:45+00:00 Maria Carolina Soares Costa soares.carolina@aluno.ifsp.edu.br Ana Caroline Oliveira Santos caroline.ana1@aluno.ifsp.edu.br Gema Galgani Rodrigues Bezerra gemagalgani@ifsp.edu.br Thiago Schumacher Barcelos tsbarcelos@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A miopia é caracterizada como um erro refrativo que pode ser decorrente de fatores genéticos ou externos, como o esforço excessivo necessário para focalizar objetos em telas de dispositivos eletrônicos. Durante a pandemia de COVID-19, os casos de miopia dispararam, em parte devido ao aumento exponencial da exposição das crianças aos aparelhos, em decorrência do ensino remoto e confinamento. Esse projeto tem como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, a relação entre o uso excessivo de telas e a miopia infantil e buscar uma possível solução para a diminuição da incidência do distúrbio. Inicialmente, foram realizadas buscas utilizando bibliotecas eletrônicas, como Scielo e Google Acadêmico, usando as palavras “Miopia infantil”, “Uso de telas” e “Infância”, bem como seus correspondentes em inglês “Myopia”, “Use of Digital Devices” e “Childhood”. Por meio do levantamento inicial, notou-se que a diminuição de atividades ao ar livre, em decorrência do confinamento, somada à exposição excessiva à luz azul emitida por aparelhos como smartphones e tablets, acarreta uma maior probabilidade de as crianças desenvolverem erros refrativos como a miopia, além de causar prejuízo ao sono, desempenho escolar e desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Por fim, este projeto planeja desenvolver um software de auxílio aos pais e tutores para o controle do tempo de uso de aparelhos eletrônicos por seus filhos, por meio do qual será possível cronometrar o tempo de uso, configurar a tela para menor impacto na visão, informar acerca da miopia e seus efeitos e sugerir novas brincadeiras ao ar livre para incentivar as crianças.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/147 Como identificar invasões a sua privacidade e roubo de dados na Internet 2023-05-13T01:31:58+00:00 Emily Rharysa Furtado Severino emily.rharysa@aluno.ifsp.edu.br Gabriel Nogueira gabriel.servulo@aluno.ifsp.edu.br Manuelle Morais manuelle.morais@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A vida através da Internet já é uma realidade palpável na sociedade atual, mas </span><span style="font-weight: 400;">mesmo com esse fato aceito pelo mundo inteiro, são poucas as pessoas que realmente </span><span style="font-weight: 400;">se atentam a sua segurança e bem-estar no mundo virtual. Um exemplo disso são as </span><span style="font-weight: 400;">milhões de denúncias referentes a crimes virtuais ao redor do globo, e ao passar dos </span><span style="font-weight: 400;">anos as ocorrências desse caráter só tendem a aumentar. Nosso projeto visa orientar, expor e ajudar todas as pessoas interessadas a </span><span style="font-weight: 400;">fazerem da sua experiência na Internet um caminho seguro onde possam caminhar sem </span><span style="font-weight: 400;">medo ou receios, compilando maneiras de proteger-se e identificar esquemas </span><span style="font-weight: 400;">fraudulentos que, por um descuido, possam ser vítimas. Para que narrativas sejam </span><span style="font-weight: 400;">mudadas e que ajudem a mudar outras, também. Para realizarmos nosso objetivo, decidimos criar, por meio de plataformas digitais, canais de comunicação onde podemos exibir dicas e captar as necessidades dos internautas através da comunicação digital.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/161 Trilha para o estudo autônomo de inglês 2023-05-19T23:21:36+00:00 Vinicius dos Santos Tavares vinicius.tavares@aluno.ifsp.edu.br José Soares da Silva Junior soares.junior@aluno.ifsp.edu.br Lidia Bravo de Souza lidiabravo@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O projeto Trilha para estudo autônomo de inglês (TESS) tem como objetivo contribuir nas orientações de aprendizagem da língua inglesa, por meio de uma plataforma gratuita, para que o estudante possa realizar a sua trajetória de forma autodidata. A metodologia de pesquisa conta com o uso de formulários destinados aos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal. O resultado do primeiro questionário, demonstra que 84,5% dos estudantes fazem uso do auto aprendizado, o que justifica a razão deste trabalho. Portanto, a autonomia para estudo de um idioma é comprovada em estudos acadêmicos em torno de aplicativos móveis para aprendizagem de língua inglesa cuja tendência se comprova em vista do aumento do uso do celular pelos jovens. Notadamente neste estudo, 35,5% dos respondentes estudam 5 minutos por dia, sendo que apenas 7% deles dedicam uma hora ou mais ao estudo do idioma. </span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/117 Sistema de alarmes para enchentes 2023-05-19T23:18:19+00:00 Mateus Narciso mateus.n@aluno.ifsp.edu.br Pedro Bissoli pedro.bissoli@aluno.ifsp.edu.br Rodrigo Fernandes rodrigo.fernandes@aluno.ifsp.edu.br Rogério Feitosa rogerio.feitosa@aluno.ifsp.edu.br Rogério Daniel Dantas rogerio.dantas@ifsp.edu.br Rafael Magno Alves rafael.magno@ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho visa alertar a população próxima a rios no município de Guarulhos sobre a ameaça de enchentes, vistos os crescentes impactos socioambientais das mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Objetivando mitigar essa problemática, o grupo mesclou seus conhecimentos eletrônicos, computacionais e mecânicos a fim de elaborar um sistema de alarmes antienchentes de baixo custo. Nesse sentido, no decorrer do ano de 2022, tal equipe logrou essa meta por meio da construção de um protótipo em menor escala desse sistema, fato que ocorreu graças à união entre pesquisa teórica, simulações virtuais e testes práticos. Durante esse processo, devido ao seu alto consumo de corrente, foi constatada a impossibilidade de implementação do módulo de comunicação por SMS denominado GSM SIM800L e, dessa forma, foi feita a sua apropriada substituição pelo display LCD 16x2. Ademais, também foi possível observar uma certa instabilidade nas zonas de transição entre os estados predeterminados de elevação do rio. Sendo assim, a superação de tal obstáculo, bem como o aprimoramento tanto da programação quanto da parte mecânica do projeto, são pretensões futuras do grupo. Além disso, a substituição da plataforma Arduino pela ESP 32, visando a análise e o armazenamento dos dados coletados, também é uma próxima meta da equipe.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/123 Sensor Anti-Sono para a Prevenção de Acidentes Automobilísticos 2023-05-10T22:07:56+00:00 Sarah Wyne Cardoso dos Santos sarah.wyne@aluno.ifsp.edu.br Leonardo Meraio leo_henrique8@outlook.com.br Letícia Aparecida Dias Oliveira leleaaparecidadiasoliveira@gmail.com Maria Eduarda Kurimoto maria.kurimoto@aluno.ifsp.edu.br Mariana Amorim Lopes ml697143@gmail.com Lorraine Durães lorrainetjsp@gmail.com João Alves Pacheco joao.pacheco@ifsp.edu.br Milton Barreiro Junior barreiro@ifsp.edu.br Vitor Moreira da Silva vitor.silva@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;O município de São Paulo está entre os principais com maior taxa de acidentes mobilísticos do país. Nesse viés, a cidade de Guarulhos, presente neste estado, além de ser umas das que possui mais empresas de logística, apresenta trânsito considerado um dos mais perigosos e intensos do Brasil.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;Destarte, o objetivo central do atual projeto é analisar a problemática de forma a desenvolver uma solução que evite os acidentes de tráfego causados pela sonolência, apresentando dados, ponderamentos e soluções técnicas que propõem uma maneira acessível e eficiente de auxiliar, principalmente, o público dos motoristas de caminhão, haja vista o labor enfrentado e suas consequências.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;Visando atingir a meta exposta, o processo foi dividido nas seguintes fases: estudo da problemática, idealização, e construção de um protótipo de sensor anti-sono por meio de um </span><em><span style="font-weight: 400;">Smartwatch </span></em><span style="font-weight: 400;">que detectasse os batimentos cardíacos do usuário. Desta maneira, através da criação de desenhos técnicos, fluxogramas, circuitos elétricos e programações, foi desenvolvido um sensor capaz de checar o estágio do sono do motorista e mantê-lo em alerta a baixo custo.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;Todavia, o projeto ainda se encontra em fase de estruturação. Foi cumprida a primeira parte e assim, posteriormente, almeja-se adicionar outros itens ao sensor de forma a torná-lo mais preciso e inovador, sem preterir a beleza estética.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/128 Prevenção de acidentes com gás em ambientes residenciais 2023-05-22T23:52:47+00:00 Anahi Daiane Quispe Marca d.anahi@aluno.ifsp.edu.br Ailana de França Gonçalves Dias ailana.dias@aluno.ifsp.edu.br Diego Miranda Nascimento miranda.diego@aluno.ifsp.edu.br Emilly Naara Dos Santos Freire emilly.naara@aluno.ifsp.edu.br Gabriela Fernandes Rodrigues fernandes.rodrigues@aluno.ifsp.edu.br Juliana dos Santos Oliveira santos.juliana1@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br Nemuel Geraldo da Silva nemuel.geraldo@ifsp.edu.br <p>O projeto do grupo que teve início no ano de 2022 tem por objetivo eliminar os vazamentos de gás GLP, o gás que geralmente usa-se em residências, para evitar possíveis incêndios gerados pela emissão do gás. Foi feito um protótipo deste projeto que auxiliasse na compreensão do que o grupo queria realizar, e, para tal, foi utilizado um sensor de fumaça, um buzzer que funciona como uma espécie de alarme, e outros componentes para programação, como o Arduino Uno. Outras etapas feitas ao longo do ano foram importantes para que o conjunto de alunos chegasse ao resultado que almejava com o projeto, como, por exemplo, pesquisas que serviram como auxílio no desenvolvimento do trabalho, materiais que o grupo precisava adquirir para o funcionamento do protótipo e simulações feitas no TinkerCad, para que tivesse uma noção do que e como produzir. No final do ano letivo, foi possível chegar ao objetivo, que era o disparo de um alarme quando houvesse sinais de fumaça em alta quantidade no ambiente.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/140 O game design e sua influência nos vícios em jogos 2023-05-13T02:00:07+00:00 Kevin dos Santos Vittorazzo kevin.vittorazzo@aluno.ifsp.edu.br Thiago Samuel dos Santos Silva samuel.thiago@aluno.ifsp.edu.br Lucas Furtunato dos Santos lucas.furtunato@aluno.ifsp.edu.br Thiago Schumacher Barcelos tsbarcelos@ifsp.edu.br Aline Binato Neufeld aline.binato@ifsp.edu.br Letícia Rejane Vidal Souza leticiarejanevidal@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">No mundo atual, com o avanço da tecnologia, podemos encontrar fortemente as marcas dos jogos eletrônicos, mas em 2018, o "Internet Gaming Disorder" (IGD) foi incluído na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela OMS devido ao vício em “games”. A causa e o tratamento do IGD ainda não são um consenso. Mas o game-design, isto é, como o jogo é projetado, pode ser usado para lucro de empresas sem considerar o bem-estar dos jogadores. Logo, evidencia-se uma falta de consciência das pessoas sobre os recursos de game-design abusivos e suas relações com o vício. Portanto, os objetivos desta pesquisa consistem em compreender, analisar e alertar os jogadores sobre a possível manipulação das empresas de jogos no uso do game design. Os métodos utilizados no projeto foram uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos acadêmicos pesquisados pelo Google, notícias sobre o game-design abusivo e vídeos do Youtube que nos ajudaram a entender quais eram os métodos de game-design. Ademais foi feita uma análise das mecânicas de jogos digitais populares através do histórico das relações empresa-jogador e a forma de aplicação das mecânicas dos jogos dessas empresas. Como resultado desta pesquisa espera-se a realização de um site que irá identificar e conscientizar pessoas com vício em “games”, além de permitir o reconhecimento de quais jogos são abusivos na opinião de cada jogador. Com esses resultados será apresentado uma análise e correlação entre as empresas, recursos e jogadores com o vício, de maneira clara e objetiva. Isso permitirá uma maior conscientização e melhor escolha de jogos, visando a saúde mental dos usuários.</span><span style="font-weight: 400;">&nbsp;</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/143 Educação infantil para estudantes com autismo: a tecnologia e as práticas pedagógicas auxiliando na diminuição nas dificuldades básicas do cotidiano escolar 2023-05-19T23:23:09+00:00 Evelyn Nunes da Silva Gualter gualter.s@aluno.ifsp.edu.br Caio Henrique Pereira Araújo henrique.caio@aluno.ifsp.edu.br Robson Ferreira Lopes rferreira@ifsp.edu.br <p>O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo o autista restringir-se a atividades e interesses específicos. Na escola, é necessário que o aluno autista receba um auxílio especial do docente por meio de práticas pedagógicas e metodologias de ensino como um meio de tornar as informações acessíveis aos estudantes portadores do TEA. Para isso, a proposta deste estudo é desenvolver um protótipo de um site que reúna as informações gerais da síndrome, as tecnologias assistivas utilizadas em sala de aula, as práticas e metodologias aplicadas pelos profissionais da área de educação da rede municipal da cidade de Guarulhos. O protótipo da plataforma possibilitará que o profissional da área da educação colete experiências educacionais de outros professores que tiveram contato com um discente com Transtorno do Espectro Autista, avaliando as experiências negativas e positivas em sala de aula.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/124 O impacto da troca de metodologia em um projeto de implantação de CRM 2023-05-10T22:43:31+00:00 Leonardo Henrique Vasconcelos leonardovasconcelos97@gmail.com Thiago Schumacher Barcelos tsbarcelos@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Hoje em dia as empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu relacionamento com o cliente, incluindo o pós-venda, construindo uma relação de confiança entre a empresa e cliente. Com a transformação digital, esse relacionamento evoluiu, levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente. Para conseguir proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, as empresas podem utilizar ferramentas para gerir esses relacionamentos, também conhecidas como: Customer Relationship Management (CRM). No projeto que será estudado neste trabalho, serão analisados os desafios de substituir a metodologia no meio de um projeto de implementação de um CRM, considerando o contexto particular da empresa e da aplicação.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/146 Identificando fatores de sucesso na aplicação de testes automatizados em um sistema legado 2023-05-10T22:47:55+00:00 Lucas de Azevedo Nonato lucasazevedo-sp@hotmail.com Alexandra Aparecida de Souza alexandra.souza@ifsp.edu.br <p>O artigo tem como objetivo analisar os fatores de sucesso que influenciaram na qualidade do software após a aplicação de testes automatizados e como as metodologias de testes podem influenciar nos resultados. Foi utilizado um projeto real em uma empresa de desenvolvimento de software da cidade de São Paulo que teve ganhos de qualidade e produtividade após a aplicação de testes automatizados em seu processo de desenvolvimento. Os resultados do projeto foram confrontados com números de manutenção, inovação e as boas práticas propostas em embasamento teórico para entender onde a literatura se confirma na prática.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/141 Aprimorar a experiência de aprendizado com ambiente interativo que determina o estilo de aprendizado utilizando técnicas de UX 2023-05-10T23:00:55+00:00 Livia Maria de Freitas livia.freitas.94@gmail.com Annabell Del Real Tamariz annabell@uenf.br <p>Pesquisas desenvolvidas para o contexto da educação são de extrema importância para o aprimoramento do ensino. Estudantes com autoconhecimento sobre seu aprendizado conseguem obter resultados melhores em cursos e nos estudos de forma geral. Além disso, nos deparamos com ambientes cada vez mais completos e bem apresentados visualmente para uma experiência agradável por parte do usuário, principalmente em ambientes Web. Este trabalho propõe a implementação de um modelo simplificado que determina o estilo de aprendizagem de um estudante através de um sistema que implemente técnicas de IHC voltadas para UX &amp; UI, que se preocupem com a experiência do usuário durante a utilização. Desejamos oferecer um ambiente completo, visualmente bonito e limpo. Os conteúdos apresentados são baseados em modelos de estilos de aprendizagem estudados e serão íntegros, por disponibilizarem dicas de comportamento e melhorias no processo de aprendizagem. Como conclusão atingimos a melhoria da apresentação dos resultados ao usuário, mas não obtemos os efeitos esperados na diminuição do questionário original do modelo selecionado. A ideia de tornar a utilização da ferramenta mais rápida e ágil comprometeu a eficiência do resultado gerado pós interpretação das respostas com um número reduzido de perguntas no sistema. De qualquer forma, o objetivo de tornar o retorno mais limpo e direto foi alcançado com a utilização de informações chaves para a melhoria do aprendizado.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos https://revista.gru.ifsp.edu.br/exatecca/article/view/156 Caracterização mecânica de ensaios manufaturados por adição de polímero com diferentes densidades e formatos de preenchimento 2023-05-22T22:12:45+00:00 Gabriel Mirasol g.mirasol@aluno.ifsp.edu.br Marcos Vinicius Alves de Oliveira marcos.oliveira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A manufatura aditiva ou impressão 3D tem se mostrado como a mais promissora forma de prototipagem industrial, devido sua possibilidade de fabricação de peças de geometrias complexas. Diante da importância desse tipo de fabricação para o desenvolvimento da sociedade, se faz necessário o conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais dos objetos gerados pela manufatura aditiva. O presente projeto visa realizar um estudo sobre a influência da variação dos parâmetros de densidade e preenchimento em sua resistência mecânica, gerando dessa forma uma relação de “Gasto de material por Resistência mecânica" o que por sua vez possibilitará obter a melhor relação de custo por resistência. Os resultados obtidos serão divulgados para comunidade científica e o estudo será utilizado como base para o desenvolvimento de futuros projetos do Instituto visando obter uma maior economia no gasto de material.</span></p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos